SORVETES DE CHIA, APRENDA A FAZER DELICIAS COM ESSA SEMENTE

Sementinha do momento:

As sementinhas de Chia se tornaram populares devido ao seu perfil nutricional, pois são uma boa fonte de “gordura boa” como o Omega 3, rica em fibras, proteínas, antioxidantes, cálcio, ferro, magnésio e zinco. Ela possui 13,6g de fibras! Uau!

É sempre bom a variação de grãos na alimentação rotineira, pois todos eles possuem seus benefícios que auxiliam nosso organismo, como a aveia, linhaça, amaranto, quinoa, entre outros. Mas agora é a vez dela, da chia, que mostra seu potencial de benefícios incríveis que com certeza depois desse post vocês vão querer inserir ela no cardápio. Ela pode ser encontrada em semente, cápsulas ou em farinha. A farinha é muito boa para misturar em shakes e detox, e sua versão em sementes pode ser hidratada, pois as fibras solúveis da chia, quando em contato com a água, fazem com que as sementes inchem e formem uma espécie de geleia ou pudim, dando inúmeras possibilidades de criar frozens nutritivos e gostosos, além do seu intuito principal que é preencher o estômago ajudando a evitar exageros nas refeições. A dica é consumir uma colher de sopa antes das principais refeições. O café da manhã que é a nossa dica de ouro, pois quando acordamos, nossos níveis de açúcar estão baixos, e a chia também tem o poder de acelerar a assimilação dos carboidratos pelo organismo, então, se torna uma hora bem apropriada para o consumo dessa geleia. O modo de preparo é simples, misture uma colher de sopa de sementes de chia com ½ xícara de água. Deixe hidratando por meia hora, mexendo uma ou duas vezes, e prontinho é só consumir e guardá-la na geladeira.

MAIS POR QUE ELA É TÃO COTADA ASSIM?

Olhem que curioso, além dela possuir 13,6g de fibras, como dito no começo, ela contém mais cálcio que o leite e mais ferro que o espinafre e 15 vezes mais magnésio que 100 gramas de brócolis. Ajuda também no crescimento e melhora na formação de colágeno. A chia auxilia no regulamento do intestino e tem efeito de saciar a fome devido a camada de gel que ela forma quando entre em contato com seu estomago, como citado acima, dando aquele up no processo de emagrecimento, palavra mágica para quem está na dieta. Tem alto teor de proteínas e não contem glúten! É nessa hora que nos perguntamos, por que eu ainda não estou comendo um pote delas por dia? Explicamos! Porque consumida em demasiado não faz bem, como tudo na vida, vamos balancear, pois ela tem sua fonte calórica, o ideal são duas colheres de sopa por dia, e claro, sempre ter um acompanhamento nutricional.
Bora aprender a consumir chia de um modo diferente e delicioso? Selecionamentos 3 receitinhas incríveis:

CONSUMA CHIA DE UM MODO DIFERENTE E DELICIOSO!

PICOLÉ DE CHIA

Ingredientes:
1 lata de leite de coco
1/4 xícara de sementes de chia
Frutas frescas de sua escolha (banana, morango, frutas vermelhas…)
1 colher de sopa de mel ou açúcar se preferir
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo:
Despeje o leite de coco em uma tigela pequena. Misture bem ou use a batedeira, insira as sementes de chia e bata novamente. Mexa bem as sementes de chia e deixe assentar, mexa, uma vez ou duas vezes, durante cerca de 30 minutos, para permitir que as sementes se expandam. Inserir o restante dos ingredientes e misture. Em formas de picolé adicione um pouco da mistura de coco para a parte inferior de cada um dos moldes, pique no tamanho que mais lhe agradar as frutas escolhidas e despeje no molde junto a mistura. Continue adicionando mais mistura de coco, em seguida, mais fruta até que os moldes fiquem quase cheios. Pressione para que os espaços sejam preenchidos. Depois coloca-los em moldes para ficarem em pé, colocar os palitinhos de picolé e só ir para o freezer. Deixe no congelador até estarem completamente congelados e pronto!
Para remover eles das formas, encha um recipiente com água quente, apenas uma profundidade para mergulhar um parte do molde, mas não ultrapasse a borda. Mantenha o molde em água quente por cerca de 15 segundos para soltar os picolés. Puxe os picolés para fora do molde e aproveite!

PUDIM VEGANO DE CHIA

Ingredientes:
1 copo de leite vegetal da sua preferência
1 colher de sopa de cacau em pó
¼ copo de semente de chia
1 colher de chá de calda de agave orgânica (adicionar mais ou menos de acordo com a sua preferência)

Modo de Preparo:
Misture o leite vegetal junto ao cacau em pó até que fique uma mistura homogênea. Despeje as sementes de chia e a calda de agave, misturando bem. Deixar repousar durante 25 minutos. Coloque raspas de chocolate 100% cacau em cima do seu pudim ou coco ralado!

FROZEN DE CHIA

Ingredientes:
2 colheres de sopa de chia
½ xícara de suco integral de uva
½ Banana
Iogurte natural (pode ser grego)

Modo de Preparo:
Misture a chia com o suco e deixe hidratando de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte coloque em um copo ou tigela o iogurte a banana cortada em fatias e por cima o creme de chia com suco de uva. Decore com frutas vermelhas. Uma ótima pedida para o café da manhã.