DEIXE DE SER LEIGO, APRENDA UM POUCO SOBRE CERVEJA

Adora cervejas mas não entende sobre elas? No post de hoje, o Drinkero colaborador, Carlos Henrique, vai explicar um pouco sobre os diversos estilos de cervejas presentes no mundo. Muitos consideram uma verdadeira dificuldade decorar todos eles,  mas também é muito legal conhecer os estilos e saber da história de cada um. Isso faz com que, a cada gole, apreciamos ainda mais nossa bebida. Então vamos lá!

Beer Judge Certification Program

De acordo com o BJCP (Beer Judge Certification Program) que é programa para formação e certificação de juízes de concursos cervejeiros listou os diversos tipos de estilos existentes. O pessoal do Acerva Mineira fez o brilhante trabalho de traduzir o guia do inglês pra gente, que vocês podem conferir aqui.

As cervejas são dividas em 2 grandes grupos: as Ales (alta fermentação) e as lagers (baixa fermentação). No total são 34 tipos com vários subtipos. Então vamos tratar de cada estilo, descrevendo os subtipos também. O nosso primeiro estilo é a Standard American Beer:

STANDARD AMERICAN BEER

Esta categoria descreve as cervejas americanas de todos os dias, que são do gosto do público de massa. Podem ser Ales ou Lagers. As cervejas nesta categoria geralmente não são complexas, seus sabores são suaves e fáceis de tomar. As Ales normalmente têm características semelhantes às Lagers, e são projetados para capturar os bebedores de lagers de massa como cervejas de transição. Cervejas de consumo de massa, de sabor mais internacional ou de origem internacional, são descritos nesta categoria Internacional Lager. (BJCP 2016. Tradução do Acerva Mineira)
Esse estilo é aquele que tem uma drinkability mais alta, ou seja, mais fácil de beber. São cervejas pra beber em grandes goles, no calor de nosso país tropical. Elas podem variar de 8 a 18 IBUs (International Bitterness Units), que é a unidade internacional para medir o amargor da cerveja. Quanto maior o número, mais amarga é a cerveja. Temos um exemplo de uma cerveja com 1.000 IBUs, a Invicta 1000 IBU.

Invicta – 1000 IBU

Quanto ao álcool, as cervejas desse estilo podem variar entre 2.8 e 5.3% ABV (Alcohol by Volume) ou álcool por volume. Nós estamos acostumados a ler os rótulos com a nomenclatura “teor alcoólico”, mas a medida oficial da BJCP é a ABV, o que não muda nada. Se você se deparar com uma cerveja com 5% de teor alcoólico e alguém escrever que essa mesma cerveja tem 5% ABV é a mesma coisa.
Dentre o estilo Standard American Beer, temos os subtipos:

1A – American Light Lager, 1B – American Lager 1C – Cream Ale e 1D – American Wheat Beer.

O grande representante que temos no Brasil do estilo é a Budweiser. Mas, basicamente todas as cervejas de massa são representantes desse estilo, desde que seja feita com malte.

Budweiser – American Lager

Espero eu que tenha ajudado a vocês a entenderem um pouco desse estilo e do tão complexo isso pode se tornar.!

Essa foi a matéria do Drinkero Carlos Henrique, economista por formação e bebedor por paixão. “Adoro história das coisas e pesquiso afundo aquilo que gosto. Adoro cozinhar e criar drinks malucos. Entusiasta no mundo das cervejas artesanais e dos vinhos”.